Modelos de luminária para transformar seus espaços

793 VISUALIZAÇÕES
Iluminação imagem principal blog

As luminárias vêm ganhando grande destaque devido à sua capacidade de criar um clima propício para cada necessidade. Esse tipo de iluminação ainda contribui para compor o visual da casa, iluminando e decorando os cômodos. É por isso que, nesse artigo, a Chatuba vai te dar dicas para fazer sua própria composição de iluminação e decoração com luminária.

Tipos de iluminação

Em primeiro lugar, você deve saber que cada cômodo possui uma necessidade de luz diferente. Para cada espaço é preciso pensar no uso da iluminação no ambiente e nos objetos que serão iluminados. Por exemplo: no quarto, além de uma luz geral, precisamos de luz para nos vestir, ler na cama e assistir TV, etc.

Para saber como iluminar cada uma das atividades, não só nesse cômodo, como também em toda a casa, é importante conhecer os principais tipos de iluminação. Assim, você vai conseguir criar uma bela decoração com sua luminária, com foco no estilo, sem esquecer da funcionalidade. Confira!

Iluminação difusa

Luz suave, confortável e homogênea. Ilumina todo o ambiente de maneira uniforme, não cria sombras e contrastes. Ex: Plafon com vidro leitoso centralizado no ambiente e instalado no teto. 

Iluminação de destaque

Foco luminoso que chama a atenção para algum ponto ou objeto que deseja-se destacar. Ex: um spot apontado para um quadro ou fachada da casa.

Iluminação direta

Emite luz diretamente sobre um ponto específico de forma intensa, porém é mais aberta que uma iluminação de destaque. O objetivo maior é facilitar a execução de uma atividade, como a leitura. Ex: uma luminária sobre uma mesa de estudo ou mesa de escritório. 

Iluminação indireta

Iluminação mais suave, intimista e aconchegante. A luz alcança os objetos sendo refletida por uma superfície do ambiente, como uma parede ou um teto. Ex: cercas de gesso com luz embutida e luminárias com design específico para esse efeito.

02

Tipos de luminária: conheça os principais modelos

Depois de entender cada tipo de iluminação, chegou a hora de, finalmente, escolher a luminária. Existem vários modelos no mercado, com design, rendimento e lâmpadas diferentes. É possível encontrar luminárias para o teto, chão, parede e outros tipos de superfícies. Veja, na sequência, os principais modelos para completar sua decoração com uma luminária:

Pendente

Pendente é uma luminária pendurada no teto e sustentada por cabos. Caracteriza-se por criar um foco de luz com distância reduzida sobre determinado objeto ou detalhe. O recomendado é que o pendente fique em uma altura entre 80 e 90 cm do local a ser iluminado.

Esse tipo de luminária também pode ser utilizada como peça única ou em conjunto. Pense em um balcão extenso de uma cozinha, por exemplo. Uma boa dica é instalar pendentes pequenos ao longo do seu comprimento.

Outro ponto importante a ser pensado é que, geralmente, os pendentes são instalados sobre mesas e outros móveis. Se o intuito for iluminar a região de trabalho ou atividade, como uma mesa de estudos, prefira uma luz direta e bem clara.

Pendente Firts 3L Cobre Bronzearte03Plafon 

Tipo de luminária instalada junto ao teto, ideal para salas com pé direito reduzido, já que não interfere na visão do ambiente. Trata-se de um dispositivo versátil, que pode ser usado em vários tipos de ambientes, como salas, quartos e cozinhas. 

Os plafons podem ser de sobrepor (instalado direto na laje ou sobre o forro) ou de embutir (ficam escondidos sobre forros de gesso ou de madeira). E em geral, aplicam uma luz bem difusa por todo o ambiente. Por conta disso, uma boa dica é complementá-la com outros focos de luz para obter mais claridade. 

Plafon Windows Gold G9 4 Luzes Bronzearte04Spots 

Os spots são pequenas luminárias embutidas no teto ou na parede. Eles emitem focos de luz direcionados para uma área específica, com o intuito de destacar detalhes, como um objeto de decoração. 

Pelo tamanho geralmente compacto, uma grande vantagem dos spots é que eles podem ser instalados em qualquer ponto do ambiente de forma discreta. Muitos nem possuem moldura aparente. É viável fixá-los direto na laje e forro ou, se preferir, usá-los em formato de trilhos. 

A nossa recomendação aqui é usar os spots sem exagero para não causar ofuscamento na visão. Além disso, evite posicioná-los em cima da televisão para não criar reflexo na tela. 

Spot de Trilho PAR20 Preto Luminatti 

05

 

Arandela 

As arandelas são as luminárias fixáveis. São bem versáteis e cada um dos modelos disponíveis na Chatuba proporciona um tipo de iluminação. Seu intuito é destacar paredes ou objetos, sem roubar espaço do piso ou das mesas. Isso faz com que você possa direcionar a luz para cima, para baixo, para os lados, criar uma iluminação difusa ou indireta, entre muitas outras opções.  

Também podem ser usadas em ambientes internos ou externos. Alguns modelos, inclusive, ficam expostos à chuva e umidade, sem riscos de causar nenhum dano ao dispositivo. E de modo geral, as arandelas devem ser instaladas entre 1,80 e 2,20 m do piso. 

Arandela de Vidro Liso Colonial Sextavada Blumenau 

06

 

Luminária de mesa 

A luminária de mesa também é uma das opções mais versáteis e pode ser apoiada em diversas superfícies. Que tal posicioná-la sobre uma mesa lateral, aparador ou estante? Aliás, é possível encontrá-la em uma infinidade de modelos, desde o tradicional abajur até os modernos aparelhos com lâmpada aparente. 

Um belo exemplo disso é a luminária de mesa com luz focada. Ela tem uma cúpula que direciona o facho de luz e é bastante utilizada em cima de escrivaninhas e mesas de estudo e trabalho. Por outro lado, a luminária de mesa de luz difusa corresponde ao clássico abajur com cúpula. Com a ajuda desse produto, a decoração com luminária se torna mais bonita e intimista. 

Luminária de Mesa Versaty com Garra Bronzearte

 

07

 

Agora, não esqueça de conferir outras ótimas ideias para todas as etapas da obra: 

Inspirações para renovar a iluminação do banheiro 

Uma nova loja da Chatuba cheia de história em Vila Isabel 

Como aplicar rejunte no piso? Entenda o passo a passo!

 

 

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM